Aula 8 – Itens necessários para criar um site
- Fazer o registro do seu domínio
- Contratar um serviço de hospedagem
- Escolher um bom construtor de sites
- Definir um template para usar
1. Registrar o domínio
O domínio é o nome do seu site, a identidade dele, por este motivo, é necessário que seja escolhido com cautela. Geralmente, o domínio é o nome da sua empresa ou projeto, seguido de uma terminação. As mais populares – e recomendadas – são .com ou .com.br, porém há inúmeros outros sufixos como .net, .edu, .org, .gov, .info, .biz etc.
É importante ressaltar que quando for criar o seu site é muito mais vantajoso que você compre o domínio ao invés de utilizar plataformas em suas versões gratuitas. Quando você utiliza o nome dessas plataformas no seu domínio, está automaticamente transferindo a autoridade do seu site para elas.
Além disso, gera uma aparência não muito profissional ao seu site. Exemplos: seusite.wix.com, seusite.blogspot.com, seusite.wordpress.com.
Você pode registrar seu domínio em vários sites: Registro.br, Hostinger, HostGator, dentre muitos outros. Os valores variam de acordo com a terminação escolhida (.br costuma ser mais caro), com o plano, etc. A maioria deles já vai oferecer um serviço de hospedagem de sites, que é o nosso próximo passo.
Veja também algumas considerações importantes para escolher o seu domínio. Ele precisa ser/estar:
- Disponível: a disponibilidade é algo muito importante, pois muitos domínios já foram registrados. A melhor maneira de aumentar suas chances de ter nome de domínio que você deseja é ser específico na escolha e buscar um nome que saia do comum e represente sua marca.
- Simples e fácil: o endereço do seu site deve ser fácil de entender. Por exemplo, após ouvi-lo uma única vez, alguém seria ser capaz de digitar seu nome de domínio?
- Curto: seu domínio deve ser curto: use no máximo três palavras, de preferência não mais do que duas.
Dica: Sobre as extensões de domínio
Mais recentemente, surgiram extensões de domínio e de email alternativas ao tradicional “.com.br”.
Além das extensões internacionais como o “.com”, hoje é possível registrar domínios com terminações genéricas como “.top”, “.site”, “.club”, “.online” e muitas outras. São mais de mil opções disponíveis.
Tanto as terminações internacionais, como “.com”, quanto as extensões genéricas podem ser registradas se você quer aumentar a segurança para que ninguém mais utilize o nome que você escolheu para seu domínio, além de aumentar as chances de memorização ou mitigar erros de digitação de seus clientes.
2. Contratar um serviço de hospedagem
A Hospedagem é o serviço de armazenamento que faz com que o seu site fique disponível para quem queira visitá-lo. As empresas que prestam esse serviço apresentam vários planos, desde alguns mais simples (e mais baratos), até outros com opções personalizadas.
Você pode optar por registrar o seu domínio e hospedar o seu site com a mesma empresa, o que geralmente sai mais barato.
Há vários planos de hospedagens. As mais populares são:
- Hospedagem Compartilhada: Na hospedagem compartilhada, um mesmo servidor pode abrigar centenas de sites. Sendo assim, cada site dentro do servidor possui uma determinada cota de memória, espaço em disco, etc. Isso significa que o site terá um desempenho menor, quando comparado à hospedagem dedicada. Ao mesmo tempo, o custo da hospedagem também será inferior.
- Hospedagem Dedicada: Enquanto na hospedagem compartilhada o servidor é utilizado por diversos sites, na dedicada o seu site terá o servidor inteiramente disponível. A hospedagem dedicada possui um custo mais elevado, entretanto oferece maior segurança para os sites que possuem um alto número de acessos simultâneos.
- VPS: É a sigla para Virtual Private Server, ou seja, Servidor Virtual Privado. Neste tipo de hospedagem, os usuários compartilham um servidor, mas cada servidor privado fica isolado do “servidor ao lado”, o que afeta menos o desempenho do site.
O ideal é você consultar as funcionalidades de cada um de acordo com o servidor que você está contratando para saber qual vale mais a pena para seu negócio.
3. Escolher um CMS
Após ter contratado o serviço de hospedagem, é necessário começar a construir seu site.
Um bom construtor de sites para projetos iniciais será aquele que dispensará profundos conhecimentos de HTML e que também te dará facilidade para criar o template, como falaremos abaixo, além de mais opções de aplicativos para otimizar seu site e sua experiência.
Em um projeto de um site, algo que pode trazer bastante produtividade a você a ao seu time é o uso de um CMS (Content Management System).
Trata-se de um sistema usado para gerenciar o conteúdo e o comportamento de certos elementos do site de forma mais simples e intuitiva sem, muitas vezes, intervenção de um programador.
Por exemplo, algumas alterações que você mesmo pode realizar são:
- Realizar alterações e correções no conteúdo de uma página (textos e imagens);
- Mudar a ordem dos itens que aparecem no menu;
- Alterar o page title e a meta description das páginas para um melhor SEO;
- Publicar novos posts no blog.
Existem diversos CMSs pagos e gratuitos disponíveis no mercado, cada um com suas especificidades e adequados a diferentes objetivos de negócio.
Por exemplo, um ecommerce pode encontrar maior facilidade em trabalhar com o Magento ou PrestaShop (gratuitos), ou com plataformas pagas como Loja Integrada, NuvemShop e outras disponíveis.
Para um site completo ou um blog recomendamos usar o WordPress.org (que possui mais autonomia do que o WordPress.com) ou o Joomla!, que são CMS’s (Content Management System) fáceis de serem instalados. Há muitos servidores que oferecem uma instalação rápida e prática, sem a necessidade de muito conhecimento técnico.
Se você quer facilidade de instalação, pesquise servidores que possuam essa funcionalidade e com poucos cliques seu site estará no ar.
Como criar um site no WordPress.org
A empresa Resultados Digitais, por exemplo, utiliza o WordPress para o blog. Caso você precise, também é possível instalar o WordPress manualmente via Cpanel no seu serviço de hospedagem. Basicamente, este processo consiste em quatro etapas:
- Baixar e descompactar o pacote do WordPress, disponível em português facilmente na homepage da plataforma;
- Criar um nome de usuário e um banco de dados WordPress via Cpanel diretamente no seu serviço de hospedagem;
- Criar e editar o arquivo wp-config.php a partir do sample nos arquivos do WordPress;
- Terminar a instalação do WordPress diretamente no seu site.
Para ver uma explicação detalhada deste processo leia o post Como criar um blog em WordPress: o passo a passo completo.
Como criar um site no WordPress.com
Caso você ainda precise de algo ainda mais simplificado, pode registar seu site no WordPress.com e pagar uma taxa anual (em dólares) para registrar um domínio lá mesmo ou para mapear um domínio já existente e utilizá-lo como endereço dentro do WordPress.
A diferença entre wordpress.com e wordpress.org é simples. Segundo o próprio WordPress:
- WordPress.org é o site de desenvolvimento do WordPress (a ferramenta para criar blogs), onde pode fazer o download do software para alojar no seu próprio ISP/alojamento, e no qual pode utilizar todos os temas que quiser, as extensões (plugins) que quiser, personalizar (CSS p.ex.), alterar idiomas, modificar o código fonte e por aí a fora;
- WordPress.com é bastante diferente. Das mãos da Automattic, oferece um serviço gratuito de hospedagem de blogs usando o mesmo software, um utilizador cria um endereço do tipo omeublog.wordpress.com, mas que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, ou de incluir no rodapé o texto “Aloje seu blog com WordPress.com”, e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.
4. Escolher um template
Para criar seu site o ideal é sempre escolher um template responsivo – o que não é mais uma tendência e sim uma realidade do Marketing Digital atual. Templates responsivos são aqueles que se adaptam à tela do navegador que está sendo usado para abrir o site.
Por exemplo, se você abre no celular um mesmo site que havia aberto no computador e o texto se adapta à tela menor, este é um template responsivo. Você pode fazer esse teste ao mudar o tamanho no próprio navegador: se os textos e imagens se adaptarem, você estará trabalhando com um template responsivo.
Você pode escolher templates que já venham com o construtor de sites. No caso do WordPress e Joomla!, existem milhares de template, com infinitas possibilidades. Eles podem ser pagos ou gratuitos – tudo dependerá do que você deseja em relação a aparência do site.
Alguns sites que possuem temas para WordPress e/ou Joomla! são:
- https://wordpress.org/themes/
- http://themeforest.net/
- http://www.rockettheme.com/
- https://www.gavick.com
- http://www.shape5.com/
Lembre-se, são quatro passos básicos: registrar um domínio, escolher um serviço de hospedagem deste domínio, optar por um construtor de sites e escolher um template – de preferência, responsivo.
Procure manter em mente que o seu site deve ter a cara do seu negócio ou projeto – desde o domínio escolhido até o layout das páginas.
Mesmo que, em um primeiro momento, o site não fique exatamente como você está imaginando, você pode fazer alguns ajustes ao longo do tempo para personalizá-lo. O que realmente importa para dar os passos iniciais em Marketing Digital é que sua marca esteja presente e que possa ser encontrada virtualmente.