Aula 13 – Entendendo as métricas principais

métricas principais do google analytics

Para fazer um bom uso do Google Analytics é preciso conhecer suas métricas, números e gráficos.

De nada adianta ter um trabalhão para configurar todo o seu site se você não conseguir entender os resultados apresentados.

O Google Analytics possui inúmeras métricas, mas você não precisa conhecer todas elas, apenas as principais.

E é por isso que agora eu vou compartilhar com você as métricas mais importantes existentes no Analytics.

Para acessá-las, você precisa abrir a aba “Público-Alvo” e clicar em “Visão geral”.

visão geral das métricas do google analytics

Sessão (ou Visitas)

A métrica “sessão” mostra o número total de visitas que o seu site obteve durante o período analisado.

Se você não escolher um período específico no Google Analytics, saiba que a configuração básica mostra os dados dos últimos 30 dias.

Este gráfico detalha a variação de tráfego, o número de pessoas que estão acessando seu site e a quantidade total de pessoas que entram em suas páginas.

Ou seja, essa métrica mostra quantas pessoas você está atingindo e quanto conteúdo do seu site está sendo acessado.

Usuários (ou Visitantes únicos)

Essa métrica do Analytics mostra o número total de pessoas que entraram no seu site apenas uma vez em um determinado período de tempo.

Ou seja, se uma pessoa entrou no seu site uma vez hoje e uma vez ontem, ela será considerada uma visitante única para cada dia.

Porém, se você analisar o relatório mensal, essa mesma visita será considerada recorrente, ou seja, as duas sessões de uma mesma pessoa contarão como uma única visita.

Então, a quantidade de visitantes únicos vai variar dependendo dos tipos de relatórios Google Analytics que você for analisar.

Essa quantidade precisa ser conferida constantemente, pois ela mostra que seu público está se tornando fiel a você, o que é ótimo!

Qualquer site precisa de visitantes novos, e é muito importante que você saiba fidelizá-los, pois são esses visitantes que vão se identificar com você e com seus produtos.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate)

A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que saem do seu site depois de terem visto somente uma página.

Essa taxa costuma ser alta em blogs, já que seus visitantes normalmente entram para ler um post e saem do site logo em seguida.

Então, é essencial que você prenda a atenção do seu leitor e faça ele sentir vontade de continuar no seu site, a fim de visitar mais páginas e artigos.

Aconselho que você escreva muitos artigos interessantes que ensinem temas relevantes para a sua audiência. Além disso, use bastante Calls-to-action.

Páginas por visita

Essa métrica do Analytics nada mais é do que a média do número de páginas que um visitante acessou em seu site.

Então, é importante que você a acompanhe junto com a taxa de rejeição.

Um site que possui muitas chamadas para ação e um conteúdo relevante tende a apresentar uma taxa de rejeição baixa e um alto número de páginas por visita.

Duração média da sessão

Esse valor mostra o tempo que um visitante gastou em seu site. Mesmo que esse valor seja influenciado pelo número de páginas por visitas, ele não depende diretamente disso.

Quando um blog apresenta alta taxa de rejeição, ele também pode apresentar uma alta duração média da sessão.

Muitas vezes, um usuário gosta de um artigo longo e relevante do seu site, e permanece nele por um longo tempo.

E, se esses usuários gostarem do seu site, com certeza voltarão em busca de mais informações, aumentando o número dos gráficos das outras métricas que apresentei aqui para você.

Entendendo as fontes de aquisição de tráfego

fontes de aquisição de tráfego no google analytics

O Analytics possui um gráfico que permite que você conheça mais dados sobre o tráfego do seu site, para que você consiga realizar uma análise completa e eficaz.

Por conta disso, as fontes de aquisição compõem um dos melhores relatórios que essa ferramenta oferece.

Esse relatório mostra quais são os canais que estão gerando mais tráfego para o seu site, permitindo que você reavalie suas estratégias, investindo nos canais que mais dão resultado.

Assim, ele se torna um dos melhores aliados para suas estratégias de criação e divulgação de conteúdo.

Muitas pessoas me perguntam: “Neil, por que isso é tão importante?”, e eu respondo que essa é a métrica que ajuda qualquer negócio a melhorar bastante sua estratégia de marketing digital.

Você precisa ter em mente que o seu conteúdo terá melhores resultados em alguns canais do que em outros, e o Analytics diz exatamente isso para você.

Desta forma, você pode melhorar suas estratégias em outros canais e saber que está no caminho certo ao apostar no canal que tem gerado mais tráfego.

É importante, ainda assim, entender a jornada do usuário. Muitos canais podem não ter tanta eficácia para a conversão, mas são importantes em etapas iniciais da jornada.

Busca orgânica/Organic Search

A busca orgânica mostra quantas pessoas acharam seu site através de sites de busca, como o Google.

Quando uma pessoa busca a palavra chave “marketing digital”, por exemplo, ela encontra um dos meus posts, ou mais de um, como resultado.

Se você clicar no link do meu artigo, o Analytics contará o seu acesso como sendo uma visita orgânica e você entrará no meu relatório.

É muito importante avaliar esse resultado, pois ele mostra o quão relevante seu conteúdo está sendo para as pessoas – além de lhe trazer informações sobre a eficácia do seu trabalho de SEO.

Social

Este aspecto mostra o alcance orgânico, ou seja, quantas pessoas acessaram seu site através de postagens em mídias sociais, como o Twitter e o Facebook, ou através de anúncios.

Assim, você consegue saber quais são as redes sociais que estão dando a você os melhores resultados e em quais mídias você precisa aumentar seus investimentos atuais.

Esses investimentos podem ser tanto de dinheiro quanto de tempo, como postando seu conteúdo em grupos do Facebook, por exemplo.

E-mail

Hoje em dia, uma das formas de divulgação de conteúdo que mais tem dado resultados é o e-mail marketing e as newsletters.

Eu posso garantir isso a você, pois é o que eu tenho feito de forma massiva em todos os meus negócios.

Se você seguir o meu conselho e começar a usar o e-mail marketing, todas as pessoas que entrarem no seu site através do e-mail que você enviou contarão neste relatório.

Isso vai ajudar você na realização dos seus testes, a fim de achar as melhores opções de envio de e-mail.

Direta/Direct

Visitas diretas são feitas por pessoas que digitam o link do seu site diretamente no navegador.

Por exemplo, se você digitar neilpatel.com/br/blog no seu navegador, você entrará no meu relatório Analytics como sendo uma visita direta.

Referências/Referral

Referências mostram os visitantes que acharam o seu site através de outro site que usou um link seu em um post, por exemplo, mas que não seja um mecanismo de busca.

Outra forma bem comum disso acontecer é quando sua empresa é citada em um jornal digital ou em uma matéria sobre um tema específico.

Então, eles citam seu site colando um link para ele. Assim, quando uma pessoa clica no link, ela entra no seu relatório Analytics como sendo uma visita por referência, e o site de referência aparecerá na listagem.

Uma técnica que pode ajudar bastante o aumento de valor dessa métrica em seu relatório é a construção de backlinks.

Esta atividade se baseia na coleta de links internos e externos em relação ao seu site.

Isso faz com que seu site seja melhor posicionado em todos os sites de busca.

Buscas pagas/Paid search

Buscas pagas contabilizam todos os visitantes que acessaram seu site clicando em um anúncio pago.

Sabe quando você cria uma campanha no Ads (antigo AdWords), no Instagram ou no Facebook? Todas as pessoas que clicarem no seu anúncio entrarão no seu relatório como buscas pagas.

Isto é muito importante para que você saiba se suas campanhas estão ou não tendo resultados e onde você pode fazer melhorias.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/relatorios-google-analytics/

About the Author
Francinei França
Graduado em Redes de Comptuadores, Especialista em Gestão e Segurança de TI, Especialista em Docência em Sistema de Informação e Especialista em Ciência de Dados e Big Data. Professor Técnico do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, Professor Regente da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Fundador da FranceStore - Agência de Publicidade Online e Assessor de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas no CENTEDUC.

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