Aula 5 – Ferramentas para desenvolver sua presença web

A internet oferece uma porção de ferramentas para construir uma boa presença online e dar a visibilidade que a sua empresa precisa. Conheça algumas delas:

Inbound marketing

Inbound marketing, ou marketing de atração, é uma ferramenta de marketing que permite atrair pessoas interessadas na sua marca, em vez de levar seus produtos e serviços até elas.

O inbound marketing faz uso da produção de conteúdo como forma de atrair as pessoas pelo interesse. Uma vez que ele “fisga” os visitantes do blog com um conteúdo rico, promove o relacionamento com esses leads fazendo uso do e-mail marketing.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra forma de desenvolver sua presença online e fortalecer a reputação da sua marca. É ele que fornece insumos para que o inbound marketing funcione.

Basicamente, o marketing de conteúdo consiste em transformar sua marca em uma fonte confiável de informações, assim como os portais de notícias. Respondendo às principais necessidades e problemas dos seus públicos, você cria vínculos emocionais com eles, o que leva a um relacionamento de longo prazo.

Esse relacionamento, por sua vez, aumenta as oportunidades de apresentar as soluções que a sua empresa oferece e, com isso, aumentar as vendas.

SEO (Search Engine Optimization)

Como dito anteriormente, o SEO é um conjunto de técnicas que têm por objetivo tornar sites e conteúdos mais atraentes tanto para o Google quanto para os internautas.

Considerando que 55% dos cliques são dados nos três primeiros resultados de buscas orgânicas, o principal objetivo do SEO é posicionar seu site entre os três melhores resultados. Assim, seu site recebe mais visitas, se torna mais relevante e atrai mais pessoas.

SEO, portanto, gera um círculo virtuoso para qualquer estratégia de presença online.

SEM (Search Engine Marketing)

Search Engine Marketing, ou SEM, é um conjunto de estratégias que tem por objetivo promover sua marca, produtos e serviços em mecanismos de buscas.

Dica: entenda a diferença entre SEM e SEO

O SEM envolve a criação de campanhas de anúncios online, como os que vemos no Google. Se você se lembrar da nossa conversa de alguns minutos atrás, SEM é ideal para alavancar vendas e visibilidade, no entanto, pode custar caro se você depender apenas dele para construir sua presença digital.

Redes sociais

As redes sociais são o megafone da internet. São elas que conferem escalabilidade ao seu conteúdo. No entanto, é preciso ter consciência que posicionar-se bem nas redes sociais está cada dia mais difícil.

Quanto mais empresas investem em marketing em mídias sociais, maior fica a concorrência pela atenção dos usuários, que já passam dos 140 milhões só no Brasil.

A dica para fazer das redes sociais suas aliadas na construção de uma boa presença digital é criar conteúdo de valor, que seja realmente interessante para as pessoas que acompanham a sua marca.

Google Analytics e Search Console

O Google Analytics é a principal ferramenta de monitoramento e análise de presença digital.

Ele fornece uma série de relatórios detalhados sobre a performance das suas páginas e dos seus conteúdos, fornecendo insights importantes para melhorar sua estratégia de posicionamento online.

O Search Console também traz uma série de informações estratégicas para a melhoria da sua presença web, como as palavras-chave para as quais seu site aparece com mais frequência e quais delas geram mais cliques

About the Author
Francinei França
Graduado em Redes de Comptuadores, Especialista em Gestão e Segurança de TI, Especialista em Docência em Sistema de Informação e Especialista em Ciência de Dados e Big Data. Professor Técnico do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, Professor Regente da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Fundador da FranceStore - Agência de Publicidade Online e Assessor de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas no CENTEDUC.

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