Aula 14 – Conversão, o que é isso?
Todas as vezes que um visitante exerce alguma atividade no seu site que seja importante para o seu negócio, uma conversão é feita.
Existem conversões de diversos tipos, como, por exemplo:
- Compra de um produto em seu site e-commerce;
- Assinatura de uma newsletter,
- E-mail de contato para um representante.
Não sei se você já entendeu muito bem o que isso quer dizer, então vou explicar mais detalhadamente para você.
Conversão significa levar o usuário a cumprir o objetivo da sua página. Sim, simples assim.
Então, se o objetivo da página em questão for conseguir mais inscritos para sua lista de e-mail, cada inscrição caracteriza uma conversão.
Além disso, todo planejamento de marketing de sucesso precisa ter KPIs(indicadores-chave de performance) bem definidos.
Isto se dá para que você saiba se os seus negócios estão tendo os resultados esperados e trazendo os retornos desejados.
Então, é fundamental que você acompanhe as conversões do seu site para que a eficiência dele possa ser medida e para que você possa realizar as melhorias necessárias.
O Google Analytics mede essas conversões através de Metas ou Goals que são configuradas dentro da ferramenta.
Com isso, sempre que uma meta é alcançada, ela entra para o seu relatório de conversões.
Criar Metas pode ajudá-lo a monitorar as conversões para que você descubra quais atividades de marketing estão gerando os melhores resultados.
Apenas olhar para a taxa de conversão do seu site não é útil, pois com isso você não consegue descobrir o que está contribuindo para o sucesso ou para o fracasso da sua estratégia.
Então, comece criando um objetivo básico dentro do Google Analytics.
Por exemplo, se alguém se inscrever para utilizar sua nova versão de avaliação gratuita, você pode criar uma Meta com a URL da página de agradecimento.
Assim, todos os novos opt-ins bem-sucedidos serão gravados no seu relatório, fazendo com que você saiba exatamente quantas pessoas estão sendo alcançadas.
Páginas de Alta Conversão
Sempre que você vai lançar alguma campanha, seja ela de vendas ou de divulgação de conteúdo, é importante estar atento ao poder de conversão dessas páginas.
Quando uma empresa investe em marketing digital, ela normalmente consegue trazer várias pessoas novas aos seus sites.
Isto normalmente acontece através de links patrocinados, como o Google Ads, mas também pode acontecer de forma orgânica através de uma boa técnica de SEO.
Além disso, divulgações em mídias sociais e ações offline também entram nessa lista.
Porém, apenas uma parte bem pequena do seu público se torna cliente.
E isso, na maioria das vezes, está relacionado à falta de uma boa página de conversão.
Antes de mais nada, quero deixar claro que estou falando de conversão de páginas e não necessariamente de conversão de vendas.
Conversão de uma página depende, exclusivamente, de como configurar objetivos que ela possui.
Por exemplo, se o seu cliente quiser fazer o download de algum produto, realizar alguma compra ou solicitar um orçamento, esses serão os objetivos inteligentes das páginas em questão.
Então, é imprescindível que suas páginas sejam todas de alta conversão.
Normalmente, o objetivo de uma conversão é fazer com que o visitante do seu site se torne seu cliente. E alguém só se torna seu cliente quando compra algo de você.
Existem dois tipos de conversão: a direta e a indireta.
A conversão direta acontece quando um usuário toma uma ação ao ver um anúncio ou uma oferta sua online.
Já a conversão indireta é caracterizada por uma troca de benefícios.
Se o seu visitante precisa deixar um e-mail para poder receber um e-book grátis, uma conversão indireta está acontecendo.
Mesmo que ela não gere resultado em um curto espaço de tempo, ela é uma ótima estratégia para se obter leads (potenciais clientes) que podem se interessar por seus produtos no futuro.
As Landing Pages, por exemplo, são páginas criadas com o único objetivo de conversão.
Elas possuem menos conteúdo do que uma página de artigos. Porém, elas são feitas dessa forma para evitar que o visitante se distraia, o que impediria a realização da conversão desejada.
Uma página de alta conversão precisa entregar um conteúdo valioso que realmente ajude o visitante do seu site.
Se o usuário estiver procurando por “técnicas de venda”, de nada adianta enviá-lo à sua homepage.
Uma página de conversão precisa entregar o conteúdo que seu visitante está procurando, incentivando-o a tomar uma ação, como deixar seu e-mail em um formulário.
Vou contar uma coisa para você que pode mudar suas páginas de conversão: a atenção é um recurso limitado.
Então, quanto mais decisões seus visitantes precisarem tomar, menor é a chance que eles as tomem.
E isto está diretamente ligado à taxa de atenção que, nada mais é, do que a quantidade de coisas que você pode fazer dentro de uma determinada página.
Então, campanhas de marketing digital efetivas precisam ter uma taxa de 1:1. Ou seja, o ideal é que cada página possua uma ou duas chamadas para ação.
Assim, uma Landing Page precisa possuir um objetivo muito claro, quase nenhuma distração e uma taxa próxima de 1:1.
Configurando suas metas no Analytics
Configurar Metas no Analytics é uma tarefa um pouco trabalhosa, porém, não tão difícil e você pode configurar até 20 Metas em sua conta do Google Analytics.
Então, para criar novos Goals você tem que clicar na opção “administrador” na barra superior, em “metas” e, em seguida, em “+ nova meta”, na terceira coluna que aparecerá na sua tela.
Depois de criar uma nova meta, o Google Analytics vai lhe mostrar diversos modelos prontos que servem para classificar suas metas e para entendê-las.
Você pode escolher qualquer meta, porém, todas elas se baseiam nos seguintes comportamentos:
Destino
O tipo de meta mais comum é o “destino”. Ele registra uma conversão no instante em que um visitante acessa uma página específica.
Normalmente essa página é a de agradecimento pelo usuário ter deixado seu contato em uma landing page ou feito o download de algum material gratuito, por exemplo.
Então, se a sua meta é que o usuário do seu site tome alguma ação, elabore layouts bastante conversivos, para que seu público chegue até a página em questão.
Quando o visitante do seu site acessar tal página, essa ação será registrada em sua meta.
O funil de conversão
Quando você decide escolher o modelo de conversão como sendo “destino”, é possível ativar a opção que monitora o funil de conversão.
Com isso, você consegue saber exatamente qual caminho o usuário do seu site percorreu até chegar na sua página de conversão.
Se você decidir criar um funil de conversão – o que eu recomendo fortemente que você faça – você precisará colocar nele, manualmente, todas as páginas que precisam ser monitoradas.
Além disso, também é necessário especificar a sequência das páginas. Com isso, o relatório do Analytics mostra em que etapa do seu funil os visitantes mais saem e entram nele.
Por exemplo, se você tiver criado um formulário de cadastro para o recebimento de um e-book gratuito com 3 etapas e mais uma página de agradecimento, fica fácil utilizar o funil.
Pois, se você alocar cada etapa do cadastro em um funil diferente, é simples identificar melhorias nas etapas onde as pessoas mais abandonam seu funil, ficando sem completar todo o cadastro.
Duração
É essencial que você conheça este comportamento. É a partir dele que você sabe se as pessoas estão passando muito ou pouco tempo no seu site.
Um tempo muito alto de visita pode ser uma coisa muito boa ou muito ruim. Tudo vai depender do objetivo do site em questão.
Quando você está analisando o tempo gasto por seus visitantes em seu site de notícias ou em seu blog com artigos longos, é fundamental que o tempo gasto em suas páginas seja longo.
Porém, se a análise estiver sendo feita em uma página que possui um formulário, é importante que o usuário passe pouco tempo nela.
Se o tempo de permanência nessa página estiver elevado, saiba que você precisa modificá-la ao ponto dela se tornar mais objetiva e conversiva.
Páginas / Tela por sessão
Quando o número de páginas / telas por sessão está elevado, significa que os usuários do seu site estão navegando por várias páginas / telas diferentes.
Essa métrica é muito importante quando você possui algum tipo de aplicativo web e precisa saber como as pessoas têm feito uso dele.
Evento
Esta meta é a mais avançada de todas e bem diferente das anteriores, que são baseadas em dados rastreados por um padrão do Analytics e associadas a hábitos dos usuários.
Já um evento é criado de forma personalizada e não está ligado ao carregamento de nenhuma página do seu site.
Criar um evento é uma tarefa não muito simples, pois eles precisam ser colocados no código da página em questão de forma manual, além de serem configurados apropriadamente.
Um evento é caracterizado por uma ação do visitante do seu site. Esta ação pode ser o clique em um botão de ação ou um envio de e-mail de contato, por exemplo.
Se você quiser facilitar o rastreio dos resultados que seus eventos estão gerando, associe uma meta a cada evento criado, no Google Analytics.
Atribuindo valores às metas
Ao criar uma meta, o Google Analytics apresenta a você a opção de alocar um valor em reais em cada conversão feita em seu site.
E você pode até me perguntar: “Neil, eu ganho algum dinheiro com essas conversões, então?” E a resposta, infelizmente, é não!
Então, qual é a real finalidade de atribuir valores às metas?
Isto é feito para conseguir estimar qual é o valor real que o seu site está gerando para o seu negócio.
A fim de saber qual valor melhor representa cada ação, é fundamental que você faça um cálculo retroativo.
Ele pode ser feito da seguinte maneira:
Pense que você vende um produto que custa R$200,00, por exemplo, e que a cada 10 pessoas que entram em contato com você, uma venda é fechada.
Então, cada contato seu possui um valor médio de R$20,00 (R$200,00/10).
Mesmo que esse número não mostre exatamente quanto dinheiro você ganhou com as pessoas que entraram em contato, ele mostra o retorno que o seu marketing está tendo.
Isso é fundamental para que você saiba se suas estratégias estão sendo efetivas ou não.
Configurando relatórios de metas
Depois de configurar suas Metas, diversos dados vão começar a aparecer em alguns relatórios que, antes, estavam vazios.
Quase todos os relatórios do Analytics são afetados quando você configura suas metas.
Isto acontece porque quase todas as tabelas existentes nos relatórios-padrão apresentam um conjunto de métricas conhecido como “Conversões”.
Você pode averiguar o que estou falando no relatório de idiomas, por exemplo.
Para acessá-lo procure “Público”, no canto esquerdo da sua tela, depois clique em “Geográfico” e, por último, em “Idioma”.
Depois disso, um relatório de idiomas aparecerá para você. Eu coloquei um exemplo aqui embaixo para que possamos analisá-lo juntos.
Essa imagem mostra as métricas de “Conversões” de uma determinada Meta 1.
Se você tiver mais de uma meta configurada em sua conta do Analytics, você pode facilmente acessar todas elas com o botão que aparece em cima dessas colunas.
Existem 3 métricas que podem ser analisadas nesse relatório:
1. Taxa de conversão: essa métrica mostra de forma percentual a quantidade de visitas que resultaram em uma conversão.
Então, se o seu site obteve 50 conversões no mesmo período que ele teve 500 sessões, sua taxa de conversão será de 10% (50/500).
2. Conclusões de meta: é essa métrica que contabiliza efetivamente a quantidade absoluta de metas concluídas.
Ou seja, cada vez que um usuário completa uma meta, esse número aumenta.
3. Valor da meta: Se você tiver atribuído algum valor às suas metas, essa métrica o multiplica pelo total de conclusões de metas.
Se seu site apresentar 30 conversões a um valor de R$60,00 cada, o total que você verá em seu relatório será de R$1800,00 (30*R$60,00).
Porém, se você não atribuir valores às metas essa métrica não será preenchida.
Relatório de metas
Após configurar suas metas, você também terá acesso a relatórios específicos de metas que vão mostrar uma visão geral dessa métrica.
Esse relatório mostra, basicamente, a taxa de conversão, conclusões e valor de todas as metas que você possui na sua conta.
Se você possui 5 metas, esse relatório vai lhe mostrar a soma total de suas conclusões em um determinado período.
Ele também lista todas as URLs onde suas metas foram concluídas. Isso é muito importante se você tiver uma meta que pode ser convertida em diversos lugares do seu site.
Por exemplo, seu site pode ter a opção de assinatura de uma newsletter em diferentes páginas.
Se um visitante concluir essa meta enquanto estiver na home do seu site, esse relatório deixará isso bem claro.
Relatório de funil
Esse relatório pode ser facilmente acessado em “Conversões” > “Metas” > “Visualização de Funil”.
Se você tiver configurado uma meta com etapas de funil, você pode analisar o caminho que seus visitantes fizeram desde que entraram nele até a conclusão da meta em questão.
Esse relatório apresenta dados de maneira intuitiva em formato de funil. O exemplo que eu botei aqui embaixo para você é uma meta que possui 5 passos, sendo o 5º sua conclusão.
O centro do relatório mostra todas as etapas do funil e o número de sessões que passaram em cada uma delas.
O exemplo acima mostra que 9.476 pessoas passaram pela primeira etapa do funil e 2.544 chegaram na última etapa.
Então, fica fácil identificar qual etapa apresenta mais desistências por parte dos visitantes e entender o motivo disso.
Assim, você pode encontrar soluções, a fim de aumentar ainda mais sua taxa de conversão.
Relatórios de Redes Sociais
Antes de mais nada é importante que você entenda que é impossível existir uma boa estratégia de marketing digital em redes sociais sem analisar dados e métricas.
A Social Media Trends estima que 25% das empresas existentes no Brasil não realizam a análise de nenhuma métrica em sua estratégia.
Isso significa que todas essas empresas estão jogando tempo e dinheiro fora, pois não sabem se seus investimentos estão tendo ou não resultados.
Por isso, vou lhe dar um conselho de amigo porque me preocupo muito com o futuro do seu negócio: jamais entre na cultura do achismo.
Esse conselho vai ajudar bastante o seu negócio, tenho certeza disso.
Quando o assunto é redes sociais, saiba que cada uma delas possui um Analytics básico disponível para a sua página.
Então, vou mostrar cada um deles para você e como eles podem ser utilizados de uma forma bem simples.
Segmentos avançados
Segmentos são subconjuntos de dados do Google Analytics. Estes subconjuntos são as métricas e dimensões que existem nesta ferramenta.
Os segmentos avançados permitem que você filtre tópicos específicos de tráfego dentro dos seus relatórios.
Se o seu objetivo é visualizar dados de relatórios padrão para visitantes brasileiros, por exemplo, você pode fazê-lo facilmente com o uso dos segmentos avançados.
Com ele você também pode:
- Visualizar todos os relatórios do Google Analytics para visitantes que correspondem a critérios específicos;
- Customizar todos os tipos de segmentos: demográfico, tecnológico, origens de tráfego, comportamental e dados da primeira sessão;
- Adicionar informações demográficas às suas segmentações de dados, como gênero, idade e interesses do seu público;
- Compartilhar dados personalizados com outros usuários, através de um link específico.
Fatores demográficos
Os fatores demográficos segmentam os visitantes do seu site baseados em diversas informações, como localização, idioma, gênero, idade e principais interesses.
Para considerar os dados referentes a categorias, gênero e idade, você precisa ir em “Público” > “Demográfico” > “Visão Geral”.
Assim, você vai poder verificar se existe a necessidade de atualizar seu código do Analytics, a fim de suportar as novas opções de dados.
Fatores comportamentais
Fatores comportamentais segmentam os usuários do seu site de acordo com a frequência que eles visitam suas páginas.
Eles levam em consideração a quantidade de visitas obtidas, o último acesso e a duração de cada acesso.
Fatores tecnológicos
Estes fatores segmentam seus visitantes de acordo com o dispositivo utilizado para acessar seu site, sistema operacional e resolução de tela.
Essas informações são muitos importantes para que você consiga otimizar o seu site da melhor forma possível para que seus visitantes tenham boas experiências em suas sessões.
Exemplos
Todos os fatores utilizados em segmentos avançados também auxiliam a análise de relatórios de conversão.
Elas podem acontecer das seguintes maneiras:
Conversões através de dispositivos móveis
Quando uma pessoa utiliza um dispositivo móvel, como celular, tablet, ipad ou smartphone, para converter em uma ação, ele entra neste relatório de conversões do Google Analytics.
Com o Analytics, é possível saber a quantidade do tráfego do seu site que veio através de dispositivos, a marca dos aparelhos, quantas páginas foram acessadas, duração, entre outros.
Ao clicar em “M-commerce”, você consegue saber quantas vendas foram feitas através desses dispositivos e qual foi a receita gerada por cada tipo de aparelho.
Esses dados são importantíssimos, pois se você vende mais para pessoas que utilizam aparelhos da Apple, por exemplo, você pode fazer anúncios especialmente para eles.
Conversões por quantidade de visitas
Você também pode analisar a taxa de conversão que seu site teve de acordo com a quantidade de visitas que ele obteve.
Então, se a cada 1000 visitas você fechou 200 vendas ou obteve 200 novos leads para sua lista de e-mail marketing, sua taxa de conversão foi de 20 %(200/1000).
Conversões vindas do blog
Também é possível analisar quantas ações foram originadas através do seu blog.
É muito importante que você possua um blog com várias formas de conversão.
Elas podem ser no formato de Landing Pages ou de iscas digital, como um curso grátis, newsletters, dentre tantos outros.
O importante é que você saiba trabalhar isso de maneira inteligente e lucrativa.
Conversões por limites geográficos
É possível realizar análises de conversões de acordo com os limites geográficos dos seus usuários.
Com isso, você pode saber exatamente onde estão seus maiores clientes, podendo focar na continuidade do marketing nesses lugares e na melhora da sua estratégia para os outros.
Um fato importante que você precisa se atentar é a linguagem usada em seu marketing.
Ela precisa ser adequada ao seu público, principalmente no que diz respeito ao seu limite geográfico.
Usar “uai” em propagandas voltadas para mineiros pode ser ótimo, porém, o resultado será o oposto se você utilizar essa expressão em anúncios voltados para o Paraná, por exemplo.
Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/relatorios-google-analytics/