Aula 12 – O que é Google Analytics

logo do google analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site, podendo ser instalada em um blog ou em uma loja virtual, por exemplo.

O objetivo principal do Analytics é saber e entender o comportamentos dos visitantes ao navegarem pelas páginas do seu site.

Esse comportamento é demonstrado através de relatórios diários, semanais ou mensais, que exibem detalhadamente o real interesse dos usuários em suas visitas.

Por isso, é muito importante que você conheça tais relatórios e suas métricas para que suas estratégias de marketing obtenham o máximo de sucesso possível.

É totalmente desaconselhável que você trabalhe sem o uso do Google Analytics, já que ele possibilita uma melhora considerável na sua presença online.

Muitas vezes, empresas focam apenas no aumento de vendas e não se atentam a todos os outros fatores que afetam suas campanhas de marketing digital.

Isso pode ser muito ruim, fazendo com que o seu negócio perca diversas novas oportunidades.

O Google Analytics possibilita que você saiba exatamente tudo o que acontece com seu site, incluindo:

  • Número total de visitantes, visitantes que retornaram ao seu site e os que o visitaram apenas uma vez;
  • Origem do tráfego: o Analytics mostra de onde os acessos do seu site estão vindo;
  • Resultados de e-commerce: relata como está o desempenho da sua loja virtual;
  • Metas: especifica quais metas traçadas foram alcançadas;
  • Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
  • Marketing: exibe as campanhas de marketing que estão tendo os melhores resultados.
resultados de métricas no google analytics

Além disso, esse serviço mostra o dia da semana, do mês e as horas que seu público mais acessa o seu site.

Assim, você pode programar suas publicações e ações, além de entender os melhores horários para atualizar seu site sem que isso prejudique a boa experiência dos seus visitantes.

O Analytics também analisa a taxa de rejeição de suas páginas. Isso possibilita que você saiba o motivo pelo qual os visitantes abandonam seu site sem ao menos interagir com ele.

Ou seja, se você vende algum serviço ou produto e seu site não está gerando vendas, com o Google Analytics fica fácil entender e corrigir esse problema.

Além disso, hoje em dia, todos os sites precisam estar otimizados para desktops e dispositivos móveis.

Caso essa não seja a realidade do seu site, saiba que isso pode prejudicar, inclusive, sua posição nos resultados de busca do Google.

Ciente disso, o Analytics analisa o tráfego que seu site recebe através de cada dispositivo, possibilitando que você adeque seu conteúdo ao meio mais utilizado pelo seu usuário.

Então, é muito importante que você aprenda a usar corretamente essa poderosa ferramenta.

Como Usar o Google Analytics

tutorial de como usar google analytics

Para poder ter acesso a como usar o Google Analytics no seu site, além dos diversos benefícios, é preciso criar uma conta.

Após o cadastro inicial, você precisa saber como configurar o Google Analytics no seu site para que seu tráfego seja analisado e otimizado.

Agora, vou ensinar o que você deve fazer para instalar essa ferramenta e tirar o maior proveito possível dela.

A importância do Google Analytics instalado no seu site

tela do computador com lupa destacando cabeçalho do google analytics

O Google Analytics é capaz de gerar informações valiosas e um diagnóstico preciso sobre a saúde do seu negócio.

Para sua empresa prosperar, avaliar periodicamente se as estratégias adotadas estão funcionando é tarefa obrigatória.

Do contrário, é como se diz no Brasil: dar murro em ponta de faca.

É insistir sem ao menos entender o que está arrastando seu negócio para o buraco.

Segundo Lucinéia Gomes no livro Curso Essencial de Google, o Google Analytics tem diversas vantagens, como:

  1. Gratuito: você não precisa pagar nada pelo serviço que, por sinal, não deixa nada a desejar
  2. Análise sofisticada: o programa oferece simplesmente todas as funcionalidades que se esperam de uma oferta de análise pronta
  3. Fácil utilização: intuitivo, o Analytics serve tanto para leigos como para profissionais experientes
  4. Escalável para sites de todos os tamanhos: o serviço funciona no mesmo servidor que o Google
  5. Seguro: o Google Analytics garante a proteção de uma quantidade enorme de dados gerados diariamente por meio seu sistema de segurança
  6. Controla todas as campanhas online: isso vale desde e-mails até palavras-chave
  7. Integrado com o Ads: quem possui o Google Ads pode utilizar sua interface para acessar o Google Analytics.

Outro benefício muito interessantes sobre o Google Analytics é que ele possibilita a criação de um dashboard dentro dele mesmo.

Assim, fica mais prático acessar informações e dados que tenham relevância para sua empresa.

Ou seja, embora existam diversas plataformas de monitoramento de dados por aí, o Google Analytics consegue agregar diversas vantagens competitivas de uma só vez e é certamente a ferramenta mais completa que você vai encontrar.

Instalando

A instalação do Google Analytics pode ser feita de forma bastante simples. Primeiro, você precisa criar uma conta básica para ter acesso a todos os dados sobre o tráfego do seu site.

Acesse o site e clique em “Criar uma conta” no canto superior direito da página e insira sua conta de e-mail do Gmail.

tela de tutorial de instalação do google analytics

Se você ainda não tem uma conta no Gmail, crie uma agora mesmo de forma gratuita.

O próximo passo é clicar em “Inscrever-se” e preencher todos os dados solicitados.

como se inscrever no google analytics

Quando esta parte tiver sido finalizada, você receberá um código de acompanhamento que será usado no seu site.

Recomendação

É importante saber que você pode atrelar uma mesma conta do Google ao Analytics para analisar múltiplas URLs ao mesmo tempo.

Isto quer dizer que você não precisa ter uma conta do Analytics para cada site que você possuir.

Vale lembrar: ter uma conta que agregue todos os seus sites não unifica os relatórios.

Você pode acessar todos os relatórios de todos os seus sites de forma separada, mesmo possuindo apenas uma conta.

Além disso, você tem a opção de compartilhar os dados da sua conta do Google Analytics com diversas pessoas, como seus sócios, o que facilita qualquer tipo de comunicação.

Então, eu recomendo que você crie um e-mail profissional ou um e-mail exclusivo para uso do Google Analytics.

Utilizar seu e-mail pessoal pode não ser uma escolha muito boa, já que você não conseguirá utilizá-lo em mais de uma conta do Google Analytics.

Depois disso, você só precisa definir algumas informações, como:

Nome da conta

É através do nome da conta que ela poderá ser identificada. Aconselho que você escolha um nome bastante direto, como “Analytics meus sites”.

Também pode ser interessante utilizar o nome da sua empresa, se ela possuir mais de um site.

Nome do website

Aqui você vai colocar o nome do site que será analisado pela ferramenta. Pode ser algo bem direto também, como “Meu blog”, “Blog X”, fazendo uso do nome do seu site.

Como uma mesma conta pode realizar a análise de diversos sites, é importante que eles estejam devidamente identificados.

Uma boa organização visual ajuda bastante na hora de identificá-los de forma correta.

URL do website

A URL do website nada mais é do que o endereço do site que você quer analisar. Então, ele deve possuir os seguinte formatos: “http://www.meusite.com” ou “http://www.meusite.com.br” (preste atenção, também, ao seu protocolo. Talvez ele seja https, e isso deve constar na URL informada nessa etapa).

Fuso Horário

Este item não é obrigatório, mas sua configuração requer muita atenção, pois o fuso horário precisa ser ajustado de forma correta.

Utilizar o horário certo auxilia a análise do gráfico “horário”, possibilitando que você conheça os hábitos de seus visitantes, o que ajuda muito a sua estratégia de marketing.

Configurações do compartilhamento de dados

As configurações do compartilhamento de dados permitem que seus dados sejam devidamente analisados pelos especialistas do Google.

Ao final da configuração, você tem de aceitar os Termos de Compromisso.

Somente depois disso você poderá acessar o Código de Acompanhamento do Analytics.

código de acompanhamento para google analytics em html

Para começar a análise, copie e cole esse código no código-fonte na página principal do seu site. Talvez você precise da ajuda de um programador para realizar esse procedimento.

É muito importante que esse passo seja feito de forma correta. Caso contrário, ele pode acabar não funcionando e causando futuros problemas.

Esse código precisa ser colocado antes do fechamento da tag “head” (), em todas as páginas que você quer analisar.

Por último, clique em “Salvar”, e pronto! O Google Analytics vai começar a rastrear e analisar o tráfego de todas as páginas que foram previamente configuradas por você.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a instalação do código, veja o vídeo abaixo e aprenda como fazê-la, passo-a-passo.

Interface básica

Quando você terminar de configurar o Google Analytics em seu site, a interface básica ficará disponível. Ela mostra todos os dados do tráfego que o seu site está recebendo.

Você vai poder explorar várias opções na barra da esquerda, como dados sobre a aquisição de novos visitantes e informações sobre seu público-alvo, por exemplo.

interface basica para google analytics

O menu lateral é auto-explicativo, possibilitando que qualquer pessoa faça uso dele de forma bem simples.

Porém, o que vai diferenciar você dos seus concorrentes é a sua habilidade de interpretar os dados que o site disponibiliza a você.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/relatorios-google-analytics/

About the Author
Francinei França
Graduado em Redes de Comptuadores, Especialista em Gestão e Segurança de TI, Especialista em Docência em Sistema de Informação e Especialista em Ciência de Dados e Big Data. Professor Técnico do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, Professor Regente da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Fundador da FranceStore - Agência de Publicidade Online e Assessor de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas no CENTEDUC.

Leave a Reply