Aula 4 – Como obter uma boa presença na internet?

Ter uma boa presença digital faz parte do seu planejamento estratégico de marketing. Na verdade, deve ser o objetivo número de qualquer empresa que queira se sair bem no ambiente online. Afinal, quem não é visto não é lembrado, certo?

Então, confira os passos essenciais para desenvolver sua presença online:

1. Comece por um site responsivo

O ponto de partida para ter uma boa presença digital é ter um site institucional. Imagine-o como a sua vitrine online, a sua base na internet.

É no site institucional que você comunica o que a sua empresa é, o que ela faz, em que horários está disponível e como se relaciona com o público.

É por meio dessa página web que você vai divulgar seus produtos e serviços de forma atrativa e despertar o interesse das pessoas pelo seu negócio.

Considerando que 89% da população brasileira usa dispositivos móveis, como smartphones e tablets, sua página institucional também deve ser responsiva, isto é, adaptar-se a qualquer tamanho de tela.

Assim, não importa onde o usuário esteja e qual dispositivo esteja usando, ele sempre poderá interagir com a sua marca online.

2. Construa um blog corporativo

O blog corporativo é a base de conhecimento da sua organização na web. É por meio dele que você compartilha conteúdos relevantes para o seu público e atrai pessoas interessadas no que sua marca tem a dizer.

Vale ressaltar que o blog não tem o objetivo de vender, mas sim de educar seus públicos prioritários sobre o seu mercado, seus produtos e serviços.

Lembra que, quando falamos sobre o que é presença digital, citamos a geração de valor para o público? Pois bem, é por meio do conteúdo que geramos valor para as pessoas.

Um conteúdo web é capaz de ensinar às pessoas, esclarecer dúvidas, ajudar a resolver problemas e despertar o interesse por outros temas. Ele também transmite os valores da sua organização, seu posicionamento de marca e sua personalidade empresarial.

3. Aplique técnicas de SEO no seu conteúdo

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas aplicadas à estrutura e conteúdo de um site que os tornam mais amigáveis tanto para o Google quanto para as pessoas que usam o buscador.

O objetivo dessas técnicas é fazer com que seu site institucional, assim como os conteúdos do seu blog corporativo, sejam facilmente encontrados pelas pessoas.

Se mais pessoas conhecem a sua marca e se identificam com ela, sua presença online se fortalece. Consequentemente, sua empresa conquista mais credibilidade e oportunidades de vendas.

4. Faça publicidade na medida certa

A publicidade online é uma verdadeira alavanca de vendas. No entanto, deve ser usada com cuidado para não comprometer seu orçamento de marketing.

Para quem está começando e quer desenvolver uma presença online rápido, os anúncios patrocinados podem ser usados para promover a comunicação institucional da empresa.

Aqueles que já possuem uma certa trajetória de mercado, podem promover produtos e serviços, a fim de se sobressair à concorrência.

Mas vale lembrar que anúncios online são parte de uma estratégia global de comunicação da empresa. Portanto, alinhe os objetivos dessas campanhas aos demais objetivos estratégicos da organização.

Considere, também, contratar profissionais qualificados para levar adiante essas campanhas. Eles são capazes de otimizar seu orçamento e gerar mais resultados com menos investimentos.

5. Interaja nas redes sociais

A interação nas mídias sociais faz parte do trabalho de construção de uma boa presença digital. É por meio delas que você dá visibilidade aos conteúdos do seu blog corporativo e interage com uma audiência que gosta e acompanha sua empresa.

Mais do que automatizar as publicações em redes sociais, dedique um tempo a analisar o perfil das pessoas que seguem suas páginas, quais conteúdos agradam mais e que tipo de reação geram.

Enquanto likes indicam quais temas são do agrado da sua audiência, compartilhamentos dizem que tipo de conteúdo tem potencial para viralizar nas redes e dar maior alcance à sua mensagem.

6. Relacione-se com seus contatos

Se você já tem uma base de contatos ou está construindo uma, é fundamental manter o diálogo com essas pessoas que já demonstraram interesse pelo que a sua empresa tem a dizer.

A melhor forma de fazer isso é desenvolvendo uma comunicação via e-mail. De forma segmentada, você pode entregar conteúdo personalizado a cada usuário cadastrado, estreitando o relacionamento para compreender melhor como sua organização pode ajudar

Fonte: abrasileira.me

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About the Author
Francinei França
Graduado em Redes de Comptuadores, Especialista em Gestão e Segurança de TI, Especialista em Docência em Sistema de Informação e Especialista em Ciência de Dados e Big Data. Professor Técnico do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, Professor Regente da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Fundador da FranceStore - Agência de Publicidade Online e Assessor de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas no CENTEDUC.

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