Aula 3 – Qual a importância da presença online?
Sua empresa pode ser micro, pequena, média ou grande. Não importa. A presença digital é o que permitirá crescer e expandir os negócios. Quer saber o porquê? Confira:
Permite uma comunicação direta com seus públicos prioritários
Uma das grandes vantagens da comunicação online é o poder de escalar relacionamentos de forma segmentada. Em outras palavras, você pode falar com uma grande quantidade de gente de forma personalizada.
Se você tem uma boa presença na internet, sua comunicação chega a mais pessoas. Fazendo uso das tecnologias certas, como a automação de marketing, você pode conversar com cada pessoa partindo de um interesse em comum. E isso faz uma grande diferença no momento de atrair e engajar clientes, colaboradores talentosos e parceiros de negócios, por exemplo.
Dá maior visibilidade à marca
Organizações que possuem uma boa presença online têm maior visibilidade na web. Sabe por quê? Porque elas investem em produção de conteúdo digital a fim de gerar valor para seus públicos de interesse.
Também porque empresas com boa reputação online entendem a importância de estarem bem posicionadas em mecanismos de buscas, como o Google. Assim, elas investem em SEO (Search Engine Optimization).
Ao ganhar visibilidade na web, sua empresa pode ser vista por milhares de pessoas ao mesmo tempo. Ela não fica limitada às barreiras geográficas e tampouco perde negócios por estar fechada fora do horário comercial. Afinal, presença digital é 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Traz maior credibilidade
Uma empresa que não tem presença na internet não existe para a maioria das pessoas. A falta de um site institucional, por exemplo, pode indicar que a sua organização não existe de fato, colocando em xeque a credibilidade da sua marca.
Por outro lado, se você investe em ter uma boa presença digital, diz às pessoas quem sua empresa é e o que ela faz. Também indica características que comprovam que ela existe, como número de telefone e endereço, por exemplo.
Confere autoridade à marca
Lembra que o conteúdo é um dos pilares da presença web? Pois bem, por meio de uma estratégia de conteúdo bem elaborada, sua empresa compartilha conhecimento com o mundo e se torna referência no mercado.
E quem é referência tem autoridade para ditar tendências e influenciar pessoas. Já pensou ser a marca número um na cabeça dos seus consumidores?
Reduz os custos com publicidade
A publicidade online tem sido o recurso número um das empresas que buscam vender mais. No entanto, com o passar do tempo, acaba se tornando uma estratégia cara.
Mas, se você investe pouco a pouco na criação de conteúdo inteligente, na otimização de sites e no compartilhamento de conhecimento, vai ganhando reputação e visibilidade.
Quanto mais visada fica a sua marca, menos publicidade você precisa fazer. Toda a web trabalha ao seu favor.
Seu site aparece mais vezes e em melhores posições no Google. Outros sites fazem links para os seus conteúdos. Sua marca é citada com mais frequência nas redes sociais. E assim você vai escalando negócios sem precisar colocar muito dinheiro em anúncios.
Aumenta as vendas
Empresas que são referência no mercado atraem mais consumidores. Consequentemente, têm mais chances de converter visitantes em leads e leads em clientes.
Isso quer dizer que, ao investir na sua presença digital, você está aumentando suas oportunidades de vendas. O que nos leva ao próximo tópico.
Aumenta a lucratividade
Pense comigo: se você tem uma boa presença online, atinge a mais pessoas com a sua comunicação. Se mais pessoas conhecem a sua empresa e o que ela faz, maiores são as chances de vendas. Se você vende mais, sua empresa lucra mais.
Fonte: abrasileira.me