Aula 2 – Pilares da Presença Online
Construir uma boa web exige um trabalho prévio de planejamento. E uma das questões fundamentais é entender quais são os pilares de uma presença online forte.
1. Conteúdo
O conteúdo está no centro de todas as estratégias de posicionamento de uma marca. Ele é o responsável por comunicar aquilo que a sua empresa é e no que ela acredita. Também é por meio de um conteúdo de qualidade que você gera valor para a sua audiência e cria vínculos emocionais com ela.
A produção de conteúdo para web é o que permite à sua empresa chegar mais facilmente às pessoas e despertar o interesse delas por sua marca. É através desta estratégia que a sua empresa se torna referência no mercado e conquista maior credibilidade junto aos seus públicos-alvo.
2. Relacionamento
O segundo pilar de uma boa presença web é o relacionamento. Quer dizer, como a sua empresa interage com os públicos da organização no ambiente online.
Empresas que possuem uma presença digital forte investem continuamente em canais de comunicação efetivos com os diversos stakeholders com os quais se relacionam. Elas estão abertas ao diálogo e à interação, incentivando a participação ativa de clientes, fornecedores e demais públicos em seus pontos de contato.
3. Comunicação omnichannel
Uma boa presença na internet também se constrói com os canais de comunicação certos. Afinal, as pessoas mudam de um ambiente para outro em questão de segundos. Nesse sentido, ter uma comunicação omnichannel é essencial para desenvolver uma boa presença na internet.
Ao utilizar diversos canais de comunicação, sua empresa tem a oportunidade de atender a diferentes perfis de público, ampliando sua presença online.
Entretanto, mais do que marcar presença em todas as redes sociais do momento, é necessário integrar esses canais para oferecer uma experiência única de relacionamento com a sua marca.
4. Tecnologia
A comunicação digital é baseada em tecnologias cada dia mais inovadoras. Se há dez anos o site institucional e o e-mail marketing eram as grandes vedetes dessa estratégia, hoje temos muitos outros jogadores.
É por esse motivo que, para desenvolver sua reputação online, é necessário conhecer e fazer uso de tecnologias da informação e comunicação. Softwares de automação de marketing, CRMs, Business Intelligence e Web Analytics são algumas delas.
5. Propósito
De nada adianta estar na internet por estar, certo? Por esse motivo, ter consciência do propósito da sua empresa é o quinto pilar de uma boa presença web.
Saber por que sua empresa existe e o que ela tem a oferecer ao mundo é o que orienta suas ações e suas comunicações. Nesse sentido, afeta a percepção que as pessoas têm da sua marca. Portanto, ajuda a construir sua presença online.