Aula 1 – O que é presença digital
Presença digital é o modo como uma marca se posiciona na internet, gera valor para os usuários e se relaciona com o público. Ela inclui todos os canais de comunicação usados pela empresa e todo o conteúdo gerado por ela nos meios digitais.
Também podemos definir a presença online como a maneira com que as pessoas veem uma marca. Isso porque não basta ter um site e várias páginas em redes sociais para ter uma boa presença web. É necessário atrair, envolver e engajar o público da sua organização, despertando uma percepção positiva em relação à sua marca.
Por fim, podemos dizer que presença digital é a imagem que a sua organização transmite às pessoas nos meios digitais. Isso envolve a forma com que a sua empresa se comunica e se relaciona com os diversos públicos com os quais tem contato.
Qual a diferença entre presença digital ativa e passiva?
Uma vez que a sua empresa esteja aberta e operando, ela tem algum tipo de presença online. Ela pode ser positiva ou negativa, ativa ou passiva. Que tal entender esses conceitos?
Presença digital passiva é aquela que acontece sem que tenhamos influência sobre ela. Imagine que você cria um site institucional e deixa ele ali, quietinho, sem atualizações ou qualquer trabalho de publicidade online.
As pessoas que entram em contato com a sua marca dessa forma fazem uma ideia própria sobre a sua empresa. Em outras palavras, você não influencia a opinião delas.
Presença digital ativa, por outro lado, é aquela que é trabalhada por uma equipe de marketing. Ela tem objetivos concretos e faz uso de estratégias de marketing digital para atingir esses objetivos.
A presença digital ativa tem muito mais chances de trazer resultados para a sua empresa, portanto, é mais valiosa.
Fonte:abrasileira.me